segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Amanhã 20 de dezembro, ATL de Natal aqui por Casa

 

Relembramos aos pais das crianças inscritas no ATL "Vamos Guardar o Nosso Natal" que amanhã contamos com as vossas crianças para animar a Casa!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022


 Pormenor da Rochinha: figuras regionais, barro policromado. Madeira, séc. 19


terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Dia de Santa Luzia

 

Celebra-se hoje o Dia de Santa Luzia. Assinalamos a data com:                                                                      SANTA LUZIA, cera, conchas, búzios, madeira, tecido, papel e vidro. Portugal, séc. XIX.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

"O Natal na Casa da Calçada"


Exposição temporária "O Natal na Casa da Calçada" até 14 de janeiro de 2023, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h30. As entrada são livres, sendo apenas as visitas orientadas a necessitarem de marcação prévia com os Serviços Educativos -291202578.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022





E com o grupo de utentes do Centro de Dia - Câmara Municipal de Câmara de Lobos - abrimos oficialmente "O Natal na Casa da Calçada" 2022. Muito obrigada pela vossa visita!

"O Natal na Casa da Calçada"


A partir de hoje, dia 9 de dezembro, a exposição temporária intitulada ‘O Natal na Casa da Calçada’ pode ser visitada.

Variados presépios, de origem regional e nacional, datados dos séculos XVIII, XIX e XX, estão montados pelos diversos espaços. São destacadas ainda as imagens do Menino Jesus entronizado em escadinhas, as caixas de presépio do século XVIII e XIX e o grande presépio de rochinha.

Na Sala de Jantar e do Chá belos serviços de faiança inglesa, pratas, cristais e bordados, exibem-se sobre as mesas montadas a preceito. Tudo fica pronto para usufruir e celebrar a Festa. O objetivo é relembrar vivências, requintes e usos passados, lançando o convite “venham conhecer os nossos Nascimentos”, tal como dizia Frederico de Freitas.

A visita aos presépios na Casa-Museu Frederico de Freitas é gratuita, de 9 de dezembro a 14 de janeiro, de terça a sábado, entre as 10h00 e as 17h30. As visitas guiadas realizam-se para grupos, com o mínimo de 6 pessoas, sob marcação prévia através dos Serviços Educativos - 291202578.


terça-feira, 22 de novembro de 2022

 

Assinalámos o dia de Santa Cecília, padroeira da música e dos músicos, com a nossa pintura a óleo sobre cobre do século 17.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Arte Islâmica, decretado pela UNESCO.


 Azulejo persa realizado na técnica de reflexo metálico, apresenta como tema central uma inscrição cursiva nashki, em relevo e pintada a azul-cobalto, sobre fundo cobreado de enrolamentos vegetalistas e pequenos coelhos. Superiormente é delimitado por uma faixa de ramagens floridas e inferiormente por um estreito friso de motivos abstratos. Pequenos apontamentos de cor turquesa realçam determinados detalhes, como os coelhos, as flores e algumas folhas.

Esta técnica descoberta em Bagdad no séc. 9, é ainda utilizada no Egipto no séc. 10 e só mais tarde no séc. 12 é que surge na Síria, na Pérsia e na Península Ibérica. Esta criação tipicamente islâmica deu à faiança novos títulos de nobreza, já que a riqueza dos efeitos obtidos pelos tons metálicos dourados, alaranjados, esverdeados ou avermelhados, satisfaziam o gosto de requinte da nobreza.

Entre os finais do séc. 12 e inícios do séc. 13 surgem determinações de carácter religioso que proibiam aos fiéis islâmicos o uso de serviços de mesa em ouro e em prata, o reflexo metálico possibilitou a criação de uma loiça requintada e repleta de brilhos.

A técnica consistia em cozer a peça duas vezes, uma primeira cozedura num forno de alta temperatura para fixar o óxido de estanho, permitindo que a peça ficasse totalmente branca e brilhante. Logo depois a peça é pintada com uma mistura de óxidos metálicos (prata e cobre) sendo levada a cozer em fornos de baixa temperatura (redutores) não ventilados. Os elementos metálicos ficavam depositados no vidrado numa película finíssima e brilhante. 


Azulejo

Cerâmica siliciosa, moldagem e reflexo metálico (lustre) 

Caxã, Pérsia, 1256-1353

quinta-feira, 17 de novembro de 2022


Informamos aos interessados que na próxima 2ª feira, dia 21 de novembro, abrem as inscrições para o nosso ATL de Natal.

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Pão-por-Deus

 




Convento de Santa Clara - Pão-por-Deus. Doutor Frederico de Freitas e mulher nos inícios dos anos 50.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

1.º Encontro Regional de Conservação e Restauro do Património Cultural - 6 e 7 de outubro

 



Hoje marcamos presença no 1.º Encontro Regional de Conservação e Restauro do Património Cultural, com a apresentação "Casa-Museu Frederico de Freitas: Adaptação da reserva técnica a espaço visitável. Prós e contras" proferida pela Dr.ª Carolina Ferreira conservadora-restauradora, CMFF/DRC.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

 

Só nos falta o Joan Miró a desfrutar a nossa cadeira de baloiço Thonet no Jardim de Inverno.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

"Frederico de Freitas, o Anfitrião" ...

 





... foi o tema desta tarde com um grupo de crianças do ATL Férias Divertidas da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – Garouta do Calhau.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Quase a chegar a azáfama das vindimas!

 

The Lagar or Wine Press 

Litografia, W. S. Pitt Springett (desenhador) T. Picken (litógrafo), Londres,  ca. 1843

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Para dias azuis!

 

Panorâmica da Cidade do Funchal e Costa Sul da Ilha da Madeira, da Ponta da Cruz ao Garajau, tomada a partir de barcos fundeados ao largo da baía do Funchal.

View of the City of Funchal and of the south Coast of the Island of Madeira, from Ponta de Cruz to the Brazen Head, Taken from the Shipping in the Road

Impressão sobre seda, último quartel do séc. XVIII