terça-feira, 6 de novembro de 2012
"A festa de São Martinho foi trazida para Portugal, nos primórdios da monarquia portuguesa, por colonos vindos de França e foi introduzida no arquipélago da Madeira, pelos primeiros colonizadores.
A esta festa está associado o ritual de provar o vinho novo. Segundo a tradição cristã, crê-se que este Santo possui o poder de aumentar o vinho, rezando a lenda que, certa vez, São Martinho, miraculosamente espremeu uma baga e encheu um barril e com um cacho encheu uma pipa.
Segundo alguns autores, este ritual terá origem em tempos mais recuados já que os povos pagãos acreditavam que através da oferta e da fartura se obtinha a abundância, a fertilidade e o apaziguamento e debelação do mal, no ano seguinte.
Nas zonas rurais da Madeira e zonas limítrofes do Funchal, na noite do dia 10 para 11, os populares organizavam-se em grupos e iam às adegas da vizinhança provar o vinho novo acompanhado de “petiscos”, nomeadamente o bacalhau.
Nestas “romagens” entoavam-se cantigas em honra do Santo, ao som das castanholas, do acordeão, dos cordofones, búzios e chocalhos e arrastavam-se latas para fazer barulho e avisar a chegada da romagem às várias residências."
Museu Etnográfico da Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário