quinta-feira, 6 de maio de 2021

AZULEJANDO - Dia Nacional do Azulejo 2021


 O Dia Nacional do Azulejo comemora-se a 6 de maio, constituindo uma chamada de atenção para a importância do azulejo português, mas também para a necessidade imperiosa da sua salvaguarda. 

Há mais de 5 séculos que o azulejo faz parte da nossa história e a sua presença tornou-se tão banal que nem sempre nos damos conta de como é marcante nas nossas vidas. Habituamo-nos aos revestimentos cerâmicos nas capelas, igrejas, no interior de edifícios, em fachadas, torres, varandas, jardins e fontanários e temo-los como garantidos. No entanto é importante ter a noção da sua diversidade. O azulejo não é uma realidade única, mas a soma das muitas realidades em que foi capaz de se reinventar ao longo dos tempos. Perceber essa evolução é acompanhar a história da arte portuguesa através de um imenso património, tão rico quanto frágil. O desenvolvimento urbano, as demolições e remodelações dos edifícios, os roubos, bem como o vandalismo, são os maiores riscos que afetam os revestimentos que se mantêm in situ. 

A Casa-Museu Frederico de Freitas possui uma diversificada e importante coleção de azulejos, alguns são testemunhos únicos de revestimentos desaparecidos e representam contributos fundamentais para o estudo da azulejaria nacional e da sua aplicação na Região. Foram salvos numa altura em que o azulejo era encarado como uma arte menor e em que o seu destino após as demolições era o lixo. A Casa-Museu Frederico de Freitas associa-se a esta comemoração nacional, dedicando a semana ao projeto online “Azulejando”, que a cada dia divulgará um exemplar da coleção. No dia 6 de maio, as entradas serão gratuitas e estarão disponíveis duas visitas orientadas à Casa dos Azulejos, às 11h00 e às 14h30, para grupos até 10 participantes. 

O projeto culmina no sábado com a realização de um ateliê de introdução ao azulejo, dedicado aos mais novos, que se inicia às 10h00 e estará aberto a um máximo de 10 crianças. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, através dos Serviços Educativos da Casa-Museu Museu Frederico de Freitas.


Sem comentários:

Enviar um comentário