quinta-feira, 15 de abril de 2021

CORES QUE FAZEM SENTIDO

 

Para celebrar o Dia Mundial das Artes a Casa-Museu Frederico de Freitas lança hoje um novo projeto online intitulado “Cores que fazem sentido”. A cor é um fator determinante na Arte, tem uma simbologia muito própria, exprime estados de espírito e transmite mensagens. Pode ser um motivo de atração ou de repulsa, raramente é utilizada ao acaso e as preferências por esta ou aquela cor variam consoante as épocas e as culturas. O estudo e o conhecimento da cor são os fundamentos de qualquer formação artística, por isso escolhemos este tema para assinalar este dia. 

Propomo-nos partir à descoberta e explorar as diferentes cores nas nossas coleções de Artes Decorativas.  Inspiramo-nos na simbologia do arco-íris no contexto da atual pandemia COVID 19, para nos associarmos à mensagem “Vamos ficar todos bem”. Desta forma definimos uma paleta de sete cores, para em sete semanas, divulgarmos cerca de 42 peças especialmente selecionadas pela sua cor, para explicar o que são, para que servem, qual a sua origem e porque são daquela cor.  

Assumimos que as cores são muito subjetivas e que as nossas são únicas, por isso valorizamos os nossos vermelhos, rebuscamos os nossos laranjas, avivamos os amarelos, mergulhamos em dois tons de azul, refrescamo-nos nos verdes, para terminar no roxo e concluir que as imagens são ilusões, são uma forma de atrair, mostrar e divulgar, mas sentir, ver e apreciar, avaliar as escalas, conhecer os materiais, perceber as tonalidades, só mesmo ao vivo. Mas nada como conhecer os nossos objetos e as suas cores diretamente. Assim e porque de facto ficaremos todos bem, terminado o périplo online pelas nossas cores, convidamos a descobri-las através da nova visita temática “Cores que fazem sentido”, disponível mediante marcação prévia para grupos até 5 pessoas, a partir de 15 de junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário