sexta-feira, 16 de abril de 2021

A COR: sem luz não existe cor!

 

Não é possível falar da cor sem mencionar a visão. Através da visão percecionamos o meio exterior e, simultaneamente, registamos sensações e perceções visuais que nos levam a estabelecer relações, a atribuir significados e a reconhecer emoções.

A primeira causa da perceção visual é a luz, e é através desta que identificamos a cor. Podemos assim afirmar que a cor é luz, quando o olho humano capta a energia luminosa de um objeto. No entanto a cor é também substância, uma vez que pode ser representada por um dado material; é perceção, pois é um processo que acontece nos nossos olhos; e é sensação, porque é o que o nosso cérebro distingue a partir da perceção.

De facto sem luz não existe cor! A luz visível ao olho humano é composta pela cor azul-violeta, verde e vermelha. Estas cores quando sobrepostas originam outras cores: azul-violeta sobre vermelho resulta em magenta; vermelho sobre verde transforma-se em amarelo; e azul-violeta sobre o verde transforma-se em ciano. Da sobreposição destas cores resulta o branco. 

Contudo, para além das cores do prisma, existe outra natureza cromática que é a da cor da paleta. As cores da paleta são cores pigmentárias obtidas pela subtração a partir do azul-ciano, amarelo e magenta, ou seja, são os matizes primários que o artista mistura para conseguir as restantes cores.


Sem comentários:

Enviar um comentário