sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Casa-Museu Frederico de Freitas




Recebido o legado e ciente da importância de manter o acervo exposto no local onde havia sido reunido, o executivo regional adquiriu a Casa da Calçada. Foram então encetadas importantes e profundas obras de recuperação que obedeceram a um projecto da responsabilidade dos arquitectos Maria João Almada Cardoso e Gastão Salgado da Cunha, a executar em duas fases distintas.
Um grande esforço foi feito na adaptação da antiga habitação às novas exigências museológicas de uma Casa-Museu: definiram-se áreas de funções diferenciadas, resolveram-se percursos; seleccionaram-se peças em função da sua qualidade, beleza ou interesse específico, recolheram-se outras a fim de valorizar e facilitar as leituras, garantindo também uma melhor segurança. Beneficiaram-se as condições de exposição com a abertura de novos vãos para entrada de luz e para instalação de vitrinas de apres A Casa-Museu abriu as suas portas pela primeira vez ao público a 29 de Junho de 1988.
Em Junho de 1996 começou a execução da segunda fase da Casa-Museu Frederico de Freitas que, na sua totalidade, permitiu a quase duplicação da área de pavimento inicial e a renovação e reabilitação de 700 m2 de jardins. Foi construída de raiz a Casa dos Azulejos, destinada à Exposição Permanente de Azulejaria e que integra as Reservas e Oficina de Azulejos, um Auditório com capacidade de 50 lugares e uma Cafetaria. Toda esta nova área é servida por um elevador, o que permite um fácil acesso aos deficientes motores.
Foi ainda restaurada e ampliada a Casa da Entrada, onde funcionam a Portaria e os Serviços de Educação e de Animação da Casa-Museu. Foram também concluídas obras no edifício antigo, a Casa da Calçada, que levaram à abertura de três novas áreas de exposição permanente e à recuperação de outras zonas de Serviços do Museu. Esta última fase foi inaugurada a 30 de Setembro de 1999.
Desde 2002 a Casa-Museu, à semelhança de todos os Museus tutelados pela DRAC, integra a Rede Portuguesa de Museus.

1 comentário:

  1. Quero agradecer em nome de toda a equipa de "As Memórias Que Nunca se Apagam", a amabilidade, o carinho e o profissionalismo com que fomos recebidos no Casa Museu Frederico de Freitas na pessoa da Drª Ana Margarida Araújo Camacho! Agradecer também à Técnica Margarida pelo trabalho durante os 2 dias de projecção,e todos os funcionários que contribuíram também para o sucesso da nossa iniciativa, vendo o nosso filme! Bem hajam!;)

    ResponderEliminar